Pombos: Columba lívia

 

fim012

                                                

Origem e proteção ambiental: Aves de origem Européia, mais precisamente no Mediterrâneo. Introduzidas no Brasil para a prática de tiro ao alvo, sua procriação foi rápida.

Segundo a lei 9605 de 12/02/98 Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos, domésticos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

Dado o acima exposto, o pombo pode ser considerado animal protegido por lei. Portanto o controle deve ser feito por repelência.

Biologia: Ordem: Columbiformes; Familia: Columbidae; Genero: Columba; Especie: Columba livia, Formam casais monogâmicos que põe de 1 a 2 ovos incubados por um período de 17 a 19 dias, a reprodução ocorre em qualquer período do ano. Os ninhos são feitos em locais altos pelo macho e o casal choca os ovos alternadamente. Podem ter de 4 a 6 ninhadas por ano. Vivem de 3 a 5 anos em liberdade e até 15 anos em cativeiro. No mediterrâneo nidifica em falésias, sendo que aqui procura locais altos (como telhados) para construir seus ninhos.



              Questões de saúde pública e danos ao patrimônio:

           As pombas podem transmitir diversas doenças aos seres humanos, a saber:

Criptococose: Transmitidas por fungos que se desenvolvem nas fezes dos pombos. Compromete o pulmão e pode afetar o sistema nervoso central. Após inalação, as leveduras multiplicam-se no pulmão, frequentemente de forma assintomática. Mais tarde, se o individuo estiver debilitado, disseminam-se pelo sangue, especialmente para o cérebro. O sistema imunitário destrói os organismos sanguíneos, mas não detecta aqueles já presentes no líquido cefalo-raquidiano (uma vez que é muito pobre em linfócitos). O resultado mais frequente é a multiplicação das leveduras nesse liquido rico em glicose que envolve o cérebro, com inflamação das meninges (membranas), ou seja, meningite. Sintomas são aqueles de todas as meningites mas de intensidade mais moderada: dor de cabeça, náuseas, vómitos e fotofobia (sensibilidade exagerada à luz), que podem durar várias semanas (ao contrário da meningite bacteriana que é fatal em apenas algumas horas).Em indivíduos imuno- deficientes (como por exemplo SIDA/AIDS, tomando corticosteroides ou com outra patologia crônica associada) a condição é mais grave e cursa com encefalite potencialmente mortal. Pode ainda causar lesões na pele e ossos. 

 

Salmonelose: Transmitida por bactérias. A contaminação se dá por alimentos que foram contaminados por fezes. A maior parte das pessoas infectadas com Salmonella sp. apresenta diarréia, dor abdominal (dor de barriga) e febre. Estas manifestações iniciam de 12 a 72 horas após a infecção. A doença dura de 4 a 7 dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Em algumas pessoas infectadas, a diarréia pode ser severa a ponto de ser necessária a hospitalização devido à desidratação. Os idosos, crianças e aqueles com as defesas diminuídas (diminuição da resposta imune) são os grupos mais prováveis de ter a forma mais severa da doença. Uma das complicações mais graves é a difusão da infecção para o sangue e daí para outros tecidos, o que pode causar a morte caso a pessoa não seja rapidamente tratada.

Ornitose: é uma doença infecciosa cujo agente causador (a Miyagawanella ornithosis) é transmitido por pombos e galinhas, em particular em meios urbanos. A enfermidade, aguda e grave, é transmitida por via respiratória, por meio da aspiração de poeira contaminada pelos dejetos de animais doentes ou portadores. A transmissão respiratória de pessoa a pessoa pode acontecer, mas é um evento raro e ocorre somente na fase aguda da doença. Uma vez no corpo do infectado, permanece incubada por um período de uma a quatro semanas e, o período de transmissibilidade pode durar semanas ou meses.

Sintomas característicos são febre, prostração, tosse, cefaléia e calafrios, acompanhados de comprometimento das vias aéreas superiores e inferiores, porém os pacientes com psitacose podem apresentar, ainda, epistaxe e esplenomegalia com quadro pulmonar semelhante a uma pneumonia atípica.

Essa infecção, geralmente, é leve ou moderada no homem adulto, rara em crianças e mais grave em idosos que não recebem o tratamento adequado. Complicações podem surgir mas não são muito frequentes (ex.: encefalopatia, hepatites, tromboflebite superficial, endocardite, pericardite e miocardite).

Além disso, os ácaros presentes nas aves ou nos ninhos ainda podem causar dermatites ou as penas podem causar alergias.

O Pombo só transmite a toxoplasmose se for ingerido por alguém, mas pode infectar gatos domésticos.

Elas ocasionam muitos danos materiais devido à deposição de suas fezes ácidas com ação corrosiva nas habitações e construções, como em frestas, calhas, beirais e saliências que se assemelham ao seu habitat natural. As fezes ácidas atacam o mármore de esculturas, podendo danifica-las seriamente.


 

hardcontrolgifgest
Todos os direitos reservados ® Hard World Gestão Ambiental Ltda 

marca fantasia: HARD CONTROL Gestão Ambiental e Controle Integrado de Pragas Urbanas.
Design by HW STUDIO 
Fone: 11- 3862-8473        Celular : 11- 94779-2857     ID. 121*63636

Locations of visitors to this page                  UOL HOST hospedagem de sites. Clique e conheça!                 


  Site Map